21 outubro, 2009

Vídeo Pinguins pedindo apelo

Protocolo de Kyoto

O Protocolo de Kyoto é um instrumento internacional, que visa reduzir as emissões de gases poluentes. O Protocolo de Kyoto entrou oficialmente em vigor no dia 16 de fevereiro de 2005, após ter sido discutido e negociado em 1997, na cidade de Kyoto (Japão).
Objetivos e Informações
No documento, há um cronograma em que os países são obrigados a reduzir, em 5,2%, a emissão de gases poluentes, entre os anos de 2008 e 2012 (primeira fase do acordo). Os gases citados no acordo são: dióxido de carbono, gás metano, óxido nitroso, hidrocarbonetos fluorados, hidrocarbonetos perfluorados e hexafluoreto de enxofre. Estes últimos três são eliminados principalmente por indústrias.
O protocolo sugere ações comuns como, por exemplo:
- aumento no uso de fontes de energias limpas (biocombustíveis, energia eólica, biomassa e solar);
- proteção de florestas e outras áreas verdes;
- otimização de sistemas de energia e transporte, visando o consumo racional;
- diminuição das emissões de metano, presentes em sistemas de depósito de lixo orgânico.
- definição de regras para a emissão dos créditos de carbono (certificados emitidos quando há a redução da emissão de gases poluentes).

Você tem conhecimento sobre o Protocolo de Kyoto? Quais as suas considerações a respeito?

14 outubro, 2009

Dicas para reduzir o super aquecimento.



1. Carro não é o meio de transporte ecologicamente mais correto. Ande mais em transporte coletivo ou reabilite sua magrela.

2. Que tal lavar o carro a seco? Existem diversas opções de lavagem sem água. Pense também em lavar menos seu carro.

3. Os aparelhos que ficam dia e noite em modo stand by. Só esqueceram de dizer que isso consome energia.

4. Viva seu dia com luz natural. Abra janelas, cortinas, persianas, deixe o sol entrar e iluminar sua casa.

5. Mude sua geladeira e seu freezer de lugar. Ao colocá-los próximos do fogão e de áreas onde bate sol, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura.

6. Idéia luminosa é trocar as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes. O motivo: elas duram até 10 vezes mais e economizam até um terço de energia elétrica.

7. Atire a primeira pedra quem nunca esqueceu o carregador do celular ligado na tomada. Acredite: esse pequeno descuido gasta energia elétrica.

8. Pendure as roupas no varal em vez de usar a secadora.E aquele truque de colocar roupas para secar atrás da geladeira deve ser abolido, pois consome energia extra.

9. Usar a mangueira de água para varrer a calçada, a chamada “vassourinha hidráulica”. Em 15 minutos, 280 litros de água são utilizados.

10. Fique de olho em vazamentos nos encanamentos e não deixe torneiras pingando inutilmente. É economia líquida e certa de água e de dinheiro.

11. Restos de alimento que você despeja na lixeira são bons fertilizantes orgânicos. Parece incrível, mas espalhar casca de ovo, de fruta e de legume, pó de café, saquinho de chá e pão velho nos vasos ajuda a deixar as plantas mais fortes e bonitas.

12. Um dos grandes problemas da poluição é um hábito difícil de mudar: jogar o óleo de fritura usado no encanamento. Um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água. Separe o óleo em garrafas PET para doá-lo a ONGs que fazem biodiesel e sabão com ele.

13. Não jogue pilhas e baterias de celular velhas no lixo. Elas contêm substâncias tóxicas que contaminam o solo e os lençóis freáticos. Separe todas elas e procure um posto de coleta perto da sua casa.

14. Já reparou na quantidade de copos de plástico jogados no lixo no fim do expediente? Mude isso: traga de casa sua própria caneca ou uma garrafinha para água.

15. Imprima somente o que for mesmo necessário e procure aproveitar os dois lados da folha de papel.

16. "Plante uma árvore. Ela pode absorver até 1 tonelada de CO2 durante sua vida e é bom abrigo para aves”.


Sugira mais dicas para reduzir o aquecimento:

musica aquecimento global

Música sobre o Aquecimento Global
O vídeo da música do "Aquecimento global" do cantor gaúcho Michael Eguerson, foi gravado em uma apresentação no clube Casa de praia em Porto Alegre. Michael preocupado com o fenômeno natural atual compôs um reggae com este tema.




Você gostou do vídeo? Por quê?